Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro vão arrancar, em outubro, com mais um ano letivo da sua Escola de Bombeiros. “As escolas de bombeiros têm como principal objetivo a formação de novos elementos e a dotação dos mesmos de conhecimentos teóricos e práticos, preparando-os da melhor forma para o ingresso no Quadro Ativo do Corpo de Bombeiros”, explica o Comandante da corporação oliveirense Marco Maia, acrescentando que “as novas escolas terão início já no próximo mês de outubro” e que “por norma as escolas têm a durabilidade de um ano letivo, iniciando em meados de outubro e terminando no mês de junho”. É exceção a Escola de Infantes, que vai tendo continuidade enquanto os elementos se encontram naquele intervalo de idades.
A Escola de Bombeiros de Oliveira do Bairro subdivide-se em três escolas: Escola de Infantes, para elementos com idades entre os 8 e os 16 anos; a Escola de Cadetes, para elementos com idades entre os 16 e os 17 anos e a Escola de Estagiários, para elementos com idade superior a 17 anos.
É ainda objetivo desta escola, que os bombeiros tenham mais conhecimentos. “Cada vez mais, a inovação tecnológica obriga os bombeiros a uma melhor preparação para uma maior capacidade de resposta em todos os âmbitos.” No entanto, “e porque essa é uma necessidade geral do Corpo de Bombeiros, também os mais antigos são instruídos e dotados dos novos conhecimentos que sejam relevantes para o sucesso nas diversas tarefas desempenhadas”, afirma o Comandante dos Bombeiros de Oliveira do Bairro.
Leia mais na versão digital do seu JB.
Diário de Aveiro |