FESTA DO LEITÃO COM BALANÇO POSITIVO MAS EVENTO TEM QUE SER REPENSADO

O balanço da 22.ª edição da Festa do Leitão à Bairrada de Águeda e a 18.ª Mostra de Artesanato e Gastronomia, que terminou no domingo, é positivo, segundo Olívia Passos, presidente da Associação Comercial de Águeda (ACOAG). “Penso que não podemos ter razões de queixa com a adesão do público e foi pena termos apanhado dois dias com chuva”, afirmou, acrescentando que “se tivéssemos tido a ajuda do tempo, estou em crer que teríamos ainda mais gente a visitar-nos”.
Apesar do êxito do evento, Olívia Passos defende que “este modelo da Festa do Leitão tem de ser repensado com a ajuda da Câmara Municipal de Águeda”.
O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, já disse estar disponível para falar sobre a Festa do Leitão.

Um produto único. A propósito do Leitão à Bairrada, o ministro da Economia, Pires de Lima, que inaugurou o certame, disse degustar, periodicamente, nas suas deslocações, quando passa na região. O ministro fez questão ainda de salientar que se trata de “um produto e serviço único que vale a pena valorizar, numa economia moderna de serviços” e reconheceu que a recuperação do emprego tem contado com o contributo do turismo e particularmente da restauração.
Para o ministro, “muito da atividade que está a ajudar à recuperação da economia tem a ver com o turismo e a gastronomia”, defendendo uma maior visibilidade do setor agroalimentar.
As noites do evento, de quarta-feira (dia 9) a sábado (dia 12), foram completas com concertos de artistas e Dj’s com êxito na atualidade. Destaque para as noites de AGIR e Mickael Carreira, com este último a ter casa cheia.
Destaque ainda para a excelente procura da novidade da edição deste ano, da autoria da Pastelaria Trigal, WRAP de Leitão, uma deliciosa iguaria que foi elogiada por todos os visitantes.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt