O concelho de Anadia foi distinguido, pela primeira vez, com o galardão ECOXXI, atribuído no passado dia 18 de setembro, durante a Cerimónia de Divulgação dos Resultados do Programa ECOXXI 2015, que decorreu em Sesimbra.
Na última quarta-feira, o executivo da Câmara Municipal de Anadia e o presidente da Assembleia Municipal hastearam a bandeira em frente aos Paços do Município.
Este importante galardão reconhece Anadia como concelho que desenvolve boas práticas “em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade”. Para a conquista desta distinção, a Câmara Municipal de Anadia elaborou e apresentou uma candidatura na qual forneceu informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade que implementou em 2014. Estes dados foram avaliados por uma Comissão Nacional que reúne diversos peritos que representam mais de 40 instituições nacionais, entre as quais a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), promotora do ECIXXI e membro da Foundation for Environment Education.
De acordo com a ABAE, “o resultado da candidatura resume-se num índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI” sendo a bandeira verde “atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%”. Para além da bandeira, a Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, recebeu ainda uma medalha e um diploma de participação, que consubstancia o compromisso da autarquia em matéria de sustentabilidade.
Dos 308 municípios portugueses, 40 podem, neste momento, ostentar a bandeira verde e Anadia conta-se entre os nove que o fazem pela primeira vez.
Diário de Aveiro |