PROTECÇÃO CIVIL ALERTA PARA "AGRAVAMENTO EXCEPCIONAL" DO TEMPO

Num aviso à população emitido ao início da tarde, e baseando-se nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANPC lembra que a partir da próxima madrugada e até à tarde de quarta-feira pode ocorrer precipitação forte e muito forte. O vento soprará forte de forma persistente, até 100 quilómetros por hora, podendo atingir os 130 nas terras altas.
“Não são de excluir eventuais fenómenos extremos de vento”, alerta a ANPC, que chama a atenção para efeitos como formação de lençóis de água nas estradas, cheias rápidas em meio urbano, inundações, danos em estruturas montadas ou suspensas e “galgamento costeiro”.
A ANPC recomenda a desobstrução de sistemas de escoamento de águas, cuidados na condução, nomeadamente evitando zonas inundadas e arborizadas e a orla costeira, e a fixação de estruturas soltas, como andaimes.
Na manhã de hoje, em declarações à Lusa, a meteorologista Maria João Frada já tinha alertado para a previsão de chuva forte e com vento nos distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, que na terça-feira vão estar sob aviso laranja.
“Amanhã [terça-feira] vamos ter um agravamento do estado do tempo no Minho e Douro litoral. Prevê-se céu muito nublado durante a manhã com ocorrência de períodos de chuva que vai estender-se depois a partir da tarde às regiões do norte e centro e depois ao alto Alentejo”, adiantou à Lusa a especialista.
De acordo com a meteorologista o dia de terça-feira vai ser marcado por chuva forte, persistente no Minho e Douro litoral e eventualmente depois nos restantes distritos a norte do sistema Montejunto-Estrela.
“No entanto, o cenário mais gravoso será no litoral a norte do cabo Mondego (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu (a parte mais oeste destes distritos). Não podemos também excluir que nestes distritos não possa haver localmente, mas com baixa probabilidade, fenómenos extremos de vento”, salientou.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt