Actualmente, há dezasseis grandes incêndios fora de controlo no leste do Estado, os quais já devoraram mais de 280 mil hectares, de acordo com um porta-voz do centro de comando sobre os incêndios para os estados de Washington e Oregon.
O fumo denso que emanava destes incêndios de grande proporção é visto muito claramente em fotos de satélite da Nasa, a agência espacial norte-americana, segundo relatou a agência de notícias francesa (AFP).
Mike Ferris, porta-voz do Serviço Federal das Florestas dos EUA, confirmou à AFP que estes são os incêndios mais destrutivos da história do Estado de Washington.
Já Jay Inslee, porta-voz do governador do Estado de Washington, cuja capital é Olympia, afirmou que nunca a região tinha sido assolada por tantos incêndios de tão grandes proporções ao mesmo tempo. Em 2014, o ano que até agora era considerado o pior no Estado de Washington nesta matéria, arderam 170 mil hectares.
Mais de 200 habitações já foram destruídas e outras 12 mil estão ameaçadas, além de milhares de outras estruturas, tendo já sido retiradas 1.200 pessoas.
Diário de Aveiro |