TYLER DEWITT FALA DA SUA ABORDAGEM
DIFERENTE AO ENSINO DA CIÊNCIA

Tyler DeWitt, professor do ensino Secundário e investigador em Microbiologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), defende que a ciência deveria ser comunicada aos jovens alunos de forma agradável, para que seja não só divertido aprender, mas também para que esta se torne compreensível

Diário de Aveiro: Na sua opinião, o que há de errado na forma como a ciência é ensinada aos jovens, actualmente, que faz com que eles não gostem e, por vezes, odeiem mesmo as aulas de ciências e de matemática?
Tyler DeWitt: Acho que há uma série de problemas com a maneira como a ciência é, actualmente, ensinada. Penso que o primeiro é ser habitualmente abordada de uma forma seca e aborrecida, uma lista de definições. E quando explicada, quando comunicada, há pouco entusiasmo, alegria ou diversão. E é pena porque acho que a ciência é um tópico mesmo fascinante. E fico frustrado porque as crianças têm um entusiasmo intrínseco pela ciência. Querem saber por que voam os pássaros e gostam de seguir insectos no exterior das suas casas para verem para onde vão.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt