“PARQUE DO UÍMA” É EXEMPLO
DE REABILITAÇÃO FLUVIAL

Pedro Teiga, especialista em recuperação de rios, definiu como “pioneira” a transformação, pelo município de Santa Maria da Feira, das Ribeiras da Cidade de Fiães no “Parque das Ribeiras do Rio Uíma”, que conta com quase três quilómetros de passadiços em madeira por entre uma vegetação intensa, habitada por diferentes espécies de fauna e flora.
“Desenvolveu-se aqui um corredor ecológico onde as várias espécies vão poder interligar-se e comunicar ao longo de quilómetros”, declarou à Lusa este engenheiro do ambiente.
Realçou que “foram feitas plantações de árvores, podas selectivas e estabilizações de margens nos locais de erosão, utilizando técnicas de engenharia natural para efectivamente promover a biodiversidade”.
O especialista salientou que “este projecto consegue conciliar, de uma forma única e pioneira, por um lado a participação pública, por outro as questões ecológicas e por último as questões hidrológicas”, no caso, “a continuidade da água e o respeito pelo leitos de cheia e pelo funcionamento do rio como uma estrutura viva que merece ser protegida e ser um exemplo de intervenção em reabilitação fluvial”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt