AVEIRO TEM “ESCOLAS
A MAIS”, DIZ AUTARCA

A situação financeira da Câmara de Aveiro – com 123.893.998,43 euros de dívidas a terceiros e empréstimos bancários em 31 de Maio último (126.413.148,33 euros em 31 de Dezembro último) -, continua a dominar o debate entre a maioria PSD/CDS e a oposição socialista. A última vez foi a reunião pública do Executivo, quando o presidente da autarquia respondeu ao vereador do PS, Eduardo Feio sobre a “Carta Educativa”.

Embora não tenha feito uma referência directa ao socialista Alberto Souto, que presidiu à Câmara quando foi construído o estádio para o Euro 2004, Ribau Esteves disse que a autarquia “decidiu estragar dinheiro com o estádio e ‘companhia’ em vez de escolas (…) temos o pior parque escolar da região”. Contudo,e segundo referiu Ribau Esteves, haverá encerramento de escolas. “Há escolas que não continuarão, temos de concentrar”, revelou, alegando que “Aveiro tem escolas a mais”. Quanto à possibilidade da Câmara se mudar para o prédio onde se encontra a Escola Secundária Homem Cristo, é um assunto que se encontra em “reflexão aberta e sem preconceitos”, disse. Entretanto, o Conselho Municipal de Educação irá reunir e quanto à Carta Educativa “já há um esboço de reunião”, disse.

Eduardo Feio (PS) discorda que a construção do estádio tenha impedido a construção de escolas em Aveiro quando o PS governou a Câmara. “É fácil contestar, mas não é correcto relacionar porque o investimento nas escolas, com apoios financeiros, foi feito nos anos de 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 (já Alberto Souto não estava na Câmara), enquanto antes não havia comparticipações para isso”, declarou o socialista.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt