A pé ou de bicicleta, a avenida Artur Ravara pode ser atravessada pela nova ponte de Aveiro, ligando os dois passeios e a Baixa de Santo António ao parque municipal, aberta à circulação sem anúncio A ponte pedonal, uma obra da anterior maioria liderada por Élio Maia, não será inaugurada pelo actual Executivo, presidido por Ribau Esteves, nem terá nome.
Apesar da contestação da actual Câmara a construção incluída no projecto Parque da Sustentabilidade foi concluída uma vez que o abandono do projecto representaria um custo de cerca de 200 mil euros.
Além do custo, a execução do projecto obrigou à desmontagem doo estabelecimento de restauração “Drinks”, do lado da Baixa de Santo António e o fecho de um espaço desportivo, do lado do parque municipal e o corte de algumas árvores.
A obra foi adjudicada por cerca de 700 mil euros, sendo que teve uma comparticipação comunitária de 85 por cento, exceptuando as fundações. Além disso, aquela intervenção inclui ainda a requalificação da avenida com um custo de cerca de 58 mil euros. O piso da avenida foi alterado sendo que o atravessamento foi sobrelevado, actuando no sentido da redução da velocidade.
Foram ainda criados acessos ao Conservatório e um parque de estacionamento para doze viaturas nas imediações, faltando ainda a marcação de passadeiras existentes apenas nos extremos da avenida.
Diário de Aveiro |