DIRECTOR DO DIÁRIO DE AVEIRO PEDE AOS DEPUTADOS
PARA “NÃO TEREM MEDO DA LIBERDADE
DE IMPRENSA” NO PERÍODO ELEITORAL

Na audição, marcaram presença os membros da direcção da CPMCS, nomeadamente o seu presidente, José Faustino, da Associação Portuguesa de Radiodifusão; Pedro Braumann, da RTP; e Adriano Callé Lucas, da direcção da Associação de Imprensa Diária e director do Diário de Aveiro e do Diário de Coimbra.
Durante a audiência parlamentar, Adriano Callé Lucas pediu aos deputados e aos políticos em geral para “não terem medo da Liberdade de Imprensa” e para “alterarem a lei, por forma a acabarem de vez com as restrições à livre cobertura jornalística das campanhas eleitorais”. Adriano Callé Lucas deu como exemplo o que se verifica em “muitas democracias avançadas”, onde os jornais “têm a liberdade de publicar o que mais interessa aos seus leitores e de acordo com os seus critérios editoriais”.
Adriano Callé Lucas, recordando o exemplo do Diário de Coimbra (que nos seus 85 anos de história foi alvo de vários ataques à sua liberdade editorial, antes e depois do 25 de Abril, e sempre pugnou pela Liberdade de Imprensa), lançou ainda o repto aos deputados para que “revejam a lei, em nome dos valores da Liberdade de Imprensa pelos quais os jornais se batem e que são fundamentais à democracia pluralista, pois passados 40 anos do 25 de Abril ainda não temos Liberdade de Imprensa neste domínio”.
Foram ainda recebidos ontem, pela mesma comissão, a Associação Portuguesa de Imprensa, o Sindicato dos Jornalistas e a Plataforma de Media Privados.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt