O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves, entregou ontem a Poiares Maduro. ministro adjunto e do desenvolvimento regional, um caderno com vários apelos para uma intervenção em vários assuntos que “não são novidade mas têm emergência” além de pedir a sua interferência junto do ministro do ambiente Jorge Moreira da Silva.
O congresso da Região de Aveiro - Comunidade Intermunicipal terminou ontem ao final da tarde depois de dois dias de abordagem à “Descentralização e investimentos” os dois temas de partida que permitiram abordar as novas competências que os municípios irão receber, delegadas da Administração Central - sendo Aveiro uma região piloto - e o acesso aos fundos comunitários de apoio, através do quadro Portugal 2020.
O plano da região, segundo o “Quadro Comum de Investimentos da Região de Aveiro 2014/2020” já apresentado, que aponta para investimentos que atingem os 500 milhões de euros, será “avaliado e negociado”, disse Poiares Maduro. “Não tenho dúvidas que será assinado”, disse o ministro, que substitui o primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, convidado para a sessão mas ausente por “razões de natureza pessoal”, segundo Ribau Esteves.
Diário de Aveiro |