A escola sede do Agrupamento de Escolas José Estêvão, em Aveiro, inaugurou, ontem, um monumento evocativo do seu patrono da autoria de José Maria Lopes, ex-professor daquele estabelecimento de ensino. O director do Agrupamento, Fernando Delgado, e o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, procederam ao descerramento da obra, num dos actos mais simbólicos do programa de actividades do Dia do Agrupamento.
Segundo Fernando Delgado, o monumento teve ainda a colaboração dos professores Angelo Centeno, Delfim Rodrigues, Isabel Gala e Fátima Salgueiro, e custou perto de 2 mil euros.
Passaram dois anos desde a constituição do Agrupamento e um ano sobre a aprovação do seu regulamento interno. “É bom aproveitarmos esta oportunidade para reflectirmos nas mudanças introduzidas”, disse Fernando Delgado, destacando a criação da Unidade Multideficiência, “da qual muito nos devemos orgulhar pelo serviço que presta, em termos da nossa missão social”. Na óptica do responsável, “é bom vermos o que aqui fazemos de bom e o que fazemos menos bem”, referiu ainda, para revelar que, no que toca ao ensino profissional, “para o ano teremos novidades, pois temos que nos ir adaptando às necessidades do mundo do trabalho”.
Depois, reconheceu que “nas actividades extra-curriculares não fizemos o melhor caminho”, adiantando que neste capítulo, “para o ano, deverá ser o município a responsabilizar-se, pois não fomos capazes”.
Diário de Aveiro |