Para o deputado do PSD, Ulisses Pereira, o “Projecto de resolução” dos deputados do PS, liderados por Filipe Neto Brandão, que pretende atribuir a classificação “nacional” ao Museu de Aveiro procura “perturbar” o processo de delegação de competências daquele equipamento na Câmara de Aveiro, passando a gestão da Direcção Regional da Cultura do Centro para a autarquia.
A municipalização do museu, através da passagem da gestão daquele equipamento para a Câmara, é um dado adquirido para o líder da autarquia que espera anunciar no dia do feriado municipal, a 12 de Maio, o acordo com a Secretaria de Estado da Cultura.
De qualquer forma, o “Projecto de resolução” será votado na Assembleia da República, mas será reprovado, dadas as intervenções contra a classificação “nacional” de Ulisses Pereira e também do CDS na reunião da Comissão de Educação, Ciência e Cultura. Contudo, o processo tem uma contradição, uma vez que, segundo decisão do Governo, a delegação de competências pode ser contratualizada com as autarquias, relativamente a equipamentos culturais, como é o caso do museu, mas de “âmbito não nacional”.
Diário de Aveiro |