PADRE FRANCISCO MARTINS ABANDONA SACERDÓCIO

O Padre Francisco Martins, pároco de Oliveira do Bairro, abandonou o sacerdócio com o objetivo de iniciar, como teve oportunidade de comunicar, “um novo projeto de vida”. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, confirmou ao Jornal da Bairrada a saída do padre, justificando que não pretende comentar, sublinhando apenas que este abandono se fica a dever “a coisas íntimas e de consciência”. O bispo anunciou ainda que “o arcipreste de Oliveira do Bairro, Mário Ferreira, assegurará a paróquia”, coadjuvado pelo pároco da Palhaça, Padre Leonel Abrantes.
A saída do sacerdócio foi comunicada pelo próprio padre Francisco Martins, na penúltima quarta-feira, à Comissão Fabriqueira e aos responsáveis dos Movimentos e Serviços Paroquiais de Oliveira do Bairro. Uma inesperada partida que causou grande estupefação em toda a comunidade oliveirense.

Dúvidas sobre a vida religiosa
Numa entrevista dada ao JB e publicada na edição de 6 de agosto de 2008, Francisco Martins confessou que, durante os seis anos de formação intelectual, humana e espiritual, se foi questionando sobre o destino a dar à sua vida religiosa. “Tive momentos de dúvida, de questionamento mais forte. Momentos em que pensei: O que estou aqui a fazer? Será que não estarei a impor-me algo que não faz parte do meu projeto de vida?. Recordo-me de um momento em particular, a meio do curso, que talvez tenha sido o momento da maior confirmação, mas também da maior crise, no sentido em que tive de tomar uma atitude para comigo próprio mais séria, mais coerente de avançar ou não. Nesse Verão tomei a decisão de avançar, o que não era a garantia absoluta de que, ao terminar o curso, estaria apto para a ordenação”.

Leia mais na versão digital do seu JB.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt