O Festival Rádio Faneca volta a “transmitir alegria” em Ílhavo, durante três dias, entre 29 e 31 do próximo mês de Maio, através de um programa que cruza artes performativas, visuais, música e outras expressões.
Se os objectivos forem cumpridos, o centro histórico, os becos, as ruas mais antigas e o Jardim Henriqueta Maia serão transformados num “palco e num lugar de paragem, de ocupação e de localização de acções culturais que contribuam, simultaneamente, para o conhecimento da história e da tradição e fomentem, junto da comunidade, a criação de novas memórias e vivências no espaço público”.
A organização, o Centro Cultural de Ílhavo e a Câmara Municipal, anunciará o programa definitivo “em breve” , mas há dois momentos que já se encontram em preparação, que são a “Orquestra da Bida Airada” e “Casa Aberta”. Junta-se a comunidade que participa activamente na preparação e apresentação, em projectos que “assentam nas memórias da vivência do centro histórico, dando-lhes novos sentidos e significados, procurando recontar histórias e pluralizar memórias”.
Diário de Aveiro |