Começou a reciclagem de velas nos cemitérios de Esgueira e Central e Sul das freguesias da Glória e Vera Cruz, com a instalação de contentores cuja recolha será feita periodicamente, segundo protocolos celebrados entre aquelas duas autarquias e a empresa Natural Life. Será uma forma de separação de resíduos, que as autarquias esperam que tenha a adesão dos que frequentam os cemitérios. Angela Almeida e Fernando Marques, de Esgueira e da Vera Cruz e Glória, respetivamente, assinaram um protocolo com aquela empresa, através do qual conseguirão vender os resíduos à empresa. No caso da cera, será vendida por 20 cêntimos cada quilograma e os resíduos metálicos a 7 cêntimos. Segundo o plano traçado, os resíduos serão reunidos nos três cemitérios e a recolha geral será reunida na Junta de Esgueira num espaço dedicado.
Angela Almeida disse ontem ao Diário de Aveiro que contactou a empresa abrindo a porta também aos dois cemitérios geridos pela união das freguesias da Vera Cruz e Glória.
O acordo refere ainda que “durante o primeiro ano, será retirado por parte da Natural Life, 20 por cento do valor total a pagar, a título de contribuição para as infraestruturas disponibilizadas, nomeadamente os contentores e recolha”.
Diário de Aveiro |