A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promete levar o “Espaço do Cidadão” (EC) a todas as freguesias do concelho. Após assinar o protocolo para a instalação de dois espaços fixos nos Paços do Concelho, no mesmo local do Gabinete de Atendimento ao Munícipe, e na “Loja Interativa de Turismo”, Hermínio Loureiro logo avisou que não se contentava com apenas esses balcões.
“A autarquia tem recurso humanos devidamente qualificados e formados e, por isso, vamos levar o Espaço do Cidadão a todas as freguesias, às juntas de freguesia ou a outros locais”, garantiu o presidente, explicando que será um serviço móvel.
O EC foi pensado como um serviço onde o cidadão pode tratar a grande maioria dos seus assuntos com a administração pública. A desmaterialização de processos – significa que documento em papel não entra na equação – é consequência da aposta nas novas tecnologias e a pretensão de universalidade é garantida pela existência de um funcionário, o “mediador de atendimento digital”, que guiará quem não se entende com a Internet.
Diário de Aveiro |