Andebol
Um momento singular
Sabia que Portugal vai organizar o Mundial de Andebol no ano 2003? O Utopias é a mascote desta competição que procura simbolizar um pouco aquilo que pensamos não poder alcançar, mas que lá no fundo é possível. O Andebol nacional tem provado um pouco isso. A Selecção masculina já conseguiu, por duas vezes consecutivas, estar no campeonato da Europa e os nossos jogadores têm dado provas de estarem ao nível dos melhores mundiais. Acredito ser este o campeonato da mudança. De norte a sul do país, incluindo ilhas, as autarquias estão a trabalhar afincadamente para demonstrar, mais uma vez, a capacidade de trabalho deste pequeno País, neste tipo de eventos.
O campeonato do mundo de atletismo em pista coberta, realizado no Pavilhão Atlântico e os Masteres de Ténis no mesmo pavilhão são bem prova disso. Espero que este campeonato consiga mais do que benefícios económicos e infra-estruturas desportivas. Desejo que se embarque numa estratégia de promoção da modalidade, privilegiando uma orientação diferente daquela a que estamos habituados, ou seja, Este – Oeste e não Norte – Sul, sob pena de se cavarem mais as assimetrias existentes.
Parece-me crer que a Federação de Andebol de Portugal está no bom caminho. Traçou objectivos a médio e longo prazo que, até ao momento, estão a ser atingidos. Agora o nosso objectivo é marcar presença nos Jogos Olímpicos de 2004. O trabalho já realizado é notável. Comparo muitas vezes ao caminho percorrido pelo Atletismo. Em comum têm a capacidade de trabalho e a definição de um plano de desenvolvimento para ambas as modalidades, coisa que outras Federações não fazem. Essas, outras, embarcam nos imediatismos e depois é o que se vê.
Os outros apelam ao desígnio nacional dos grandes eventos, faça a Federação de Andebol deste campeonato o mesmo. Não podemos realizar um evento desta envergadura sem considerar a relação com a comunicação social de forma a conseguir uma clara implantação da modalidade junto dos jovens portugueses.
As estratégias de desenvolvimento do Andebol português devem continuar a assentar, na promoção do trabalho das Selecções Nacionais, nomeadamente da nossa Selecção Masculina principal, promovendo-a como um produto de elevada qualidade e prestígio nacional e na procura de recursos humanos com qualidade ao nível da formação, para o desenvolvimento desta modalidade, pelo que esta aposta deve ser a todos os níveis de agentes desportivos ligados ao Andebol.
Um longo caminho já foi percorrido, muitos “velhos dos restelo” já tombaram mas as dificuldades continuam. A eficácia do trabalho determinará uma modalidade mais forte e mais desenvolvida.
Pedromcarvalho@mail.pt
Aqui fica o site oficial da organização para aqueles que quiserem acompanharem mais de perto esta realização:WWW.handballwc2003.com.
No nosso distrito os jogos, até ao momento, serão na cidade de S. João da Madeira.
(29 Jul / 10:02) Diário de Aveiro |
|
|
|