“NÃO É POR FALTA DE DINHEIRO
QUE FALTAM MÉDICOS NOS HOSPITAIS”

“Não é por falta de dinheiro que faltam médicos nos hospitais” e, em geral, no Sistema Nacional de Saúde (SNS), sublinhou o Primeiro-ministro, que presidiu, ontem, em Santa Maria da Feira, à inauguração da clínica privada “ Lenitudes - Centro Médico e de Investigação”. Vincou que a ideia de que a crise provocou um desinvestimento na saúde “não tem nenhuma evidência” que a suporte.
Passos Coelho disse que nenhum Governo, depois do 25 de Abril, “transferiu” para o sector “o financiamento” que foi disponibilizado pelo seu Executivo.
Quanto à falta de recursos humanos nos hospitais, em concreto a falta de médicos, apontou deficiências ao nível da “formação” como o principal e estratégico problema. Constatou que o sistema de ensino não consegue lançar profissionais no mercado que venham ocupar os lugares dos que vão abandonando a prática. Acentuou que, “também” nesta vertente, o sector privado poderá ser parte da solução. “O Estado não tem de deter o monopólio nesta matéria”, considerou.
Sobre a clínica privada instalada no complexo do Europarque, gabou a ousadia dos empreendedores. “Não é frequente aparecer investimento privado nesta área”, salientou, referindo-se ao combate ao cancro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt