ENTIDADES ESTIVERAM EM FALGOSELHE |
---|
| |
O Chefe de Gabinete do Governador Civil de Aveiro e a Vereadora da Cultura da
Câmara Municipal de Águeda estiveram em Falgoselhe
A “Exposição comemorativa dos 80 anos da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul (de Lisboa ao Rio de Janeiro)” em 1922 - aberta simultaneamente com a “Inauguração da Biblioteca da Associação de Falgoselhe (A.C.R.F.)”, encerrou em 7 de Julho, conforme o previsto.
Mas algumas pessoas ligadas à área da cultura, que não puderam estar presentes no dia festivo da inauguração, tinham prometido que não deixariam de visitar, quer a jovem biblioteca, quer a magnífica exposição temática patente no vasto salão daquela colectividade.
Assim aconteceu com o representante do Governador Civil, o seu Chefe de Gabinete, Jorge Mendo Ratola, com Nair Barreto, Vereadora da Cultura do Município de Águeda, com o dinâmico Padre Aleixo, da paróquia de Águeda e com Carlos Alves e Ana Rita Serra, respectivamente proprietário e técnico da DOCMA, empresa que “editou”, efereceu e exibiu ali o CD-Rom “Falgoselhe de ontem e de hoje...”.
Todos eles “escolheram” o dia 3 de Julho p.p. de manhã, para virem percorrer e observar aqueles dois espaços culturais, que apreciaram e elogiaram rasgadamente.
Presentes, a recebê-los e a “ciceroneá-los”, estiveram os elementos da direcção, Jaime Ramos, o signatário, António G. Almeida e Maria Odete Dias (esta, a “alma” da formação da biblioteca e da preparação da exposição), além do Dr. Deniz Ramos (verdadeiro “comissário” da exposição); Olávio Sereno (incansável e polivalente colaborador e presidente da Assembleia Geral), José Manuel Gomes Ramos (do Conselho Fiscal) e ainda o Dr. Antunes de Almeida, conhecido falgoselhense, sempre atento aos interesses da sua terra... Além de algumas crianças, orgulhosas da sua biblioteca e do “seu” hidroavião “Santa Cruz”, patente na exposição.
Começando a visita pela biblioteca, puderam apreciar, à entrada, a bela lápide, recentemente descerrada, que exibe, em primorosa gravação, o nome da biblioteca - Ler na Montanha - que todos acharam adequado e poético.
Entrando, puderam observar a variedade e a qualidade dos cerca de mil e trezentos livros daquela pequena, mas acolhedora sala. E não pouparam as palavras de estímulo para a continuação duma iniciativa ímpar em aldeia tão pequena e interior, tendo vincado bem que merece ser apoiada e ajudada.
Houve, ali mesmo, um momento de “troca de galhardetes”, tendo Jorge Ratola oferecido uma artística placa do Governo Civil de Aveiro e a Nair Barreto, uma graciosa miniatura do estandarte municipal e “mais” alguns livros editados pela autarquia. Jaime Ramos retribuiu com a oferta de galhardetes da associação.
Seguiu-se a visita à exposição (organizada em homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral) que os visitantes acharam rica, variada e bem apresentada, em seus painéis e vitrinas de grande qualidade, constituindo uma verdadeira surpresa... numa pequenas aldeia da Serra...
E pena seria se não pudesse ser levada a outras terras maiores - vila(s) ou cidade(s).
A conversa animou-se, descontraída, não longe duma mesinha bem guarnecida de variados e apetitosos “bolinhos” a que se juntava o agradável aroma do café de bom lote, consumido no bar.
Faltava “mostrar” o terreno anexo à Associação, já adquirido por esta, com ajuda da Câmara de Águeda, e destinado à construção duma cozinha e... outras instalações necessárias à futura “Escola de Gastronomia Regional”.
Bons conselhos e algumas promessas foram avançadas pelas autoridades presentes...
E, como já vem sendo hábito, as despedidas foram acompanhadas de parabéns, tendo a Direcção aproveitado este momento para renovar, penhorada, os seus agradecimentos aos visitantes, por terem incluído nas suas sobrecarregadas agendas, esta visita a Falgoselhe.
Arsénio Dias
(19 Jul / 9:55)
Diário de Aveiro |
|
|
|