Um casal de professores universitários em Aveiro integra a lista das dez figuras homenageadas este ano na gala "A Luz da China", uma iniciativa do ministério chinês da Cultura que já distinguiu, entre outros, o pianista Lang Lang, o basquetebolista Yao Ming e o ator de cinema Jackie Chan.
A docente do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, juntamente com o marido, Lu Yanbin, foram premiados pelo seu papel na divulgação da cultura chinesa, na primeira distinção do género atribuída a personalidades ligadas a Portugal.
Pioneiros da introdução do ensino da língua chinesa como unidade curricular nas universidades portuguesas, na década de 1990, Wang Suoying e Lu Yanbin, ambos naturais de Xangai, vivem há mais de vinte anos em Portugal.
"É uma grande honra para nós, mas não é um prémio pessoal. Pensamos que este prémio significa, sobretudo, que a China valoriza o seu relacionamento com Portugal", disse Wang Suoying à agência Lusa em Pequim.
Mestre em Linguística, tradutora, escritora e investigadora sobre as línguas, literaturas e culturas da China e de Portugal, Wang Suoying, aos 62 anos, é hoje um rosto indiscutível em Portugal e na China quando se fala da ligação cultural entre os dois países.
Na UA, para além de docente no DLC, Wang Suoying é a coordenadora do projeto de ensino de chinês a cerca de 600 crianças do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico do município de São João da Madeira.
Um projeto cujo êxito já foi reconhecido pelo Ministério da Educação que aprovou o alargamento do ensino do chinês ao 5.º ano de escolaridade, no início de 2015, nas escolas daquele concelho. A docente é ainda a responsável pelos conteúdos programáticos das disciplinas de chinês ministradas em três cursos da academia.
O trabalho de Wang Suoying – onde se sublinha a publicação de vários livros de ensino, de traduções, de gramáticas e de dicionários, tendo sempre como horizonte o encurtar das distâncias culturais entre Portugal e a China – revela por si só o motivo pelo qual foi condecorada pelo Governo de Macau em 1999, por mérito profissional.
Segundo os organizadores, os dez premiados da edição de 2014 de "A Luz da China" foram selecionados entre uma lista inicial de 2.500 nomes, recomendados nomeadamente pelas embaixadas chinesas espalhadas pelo mundo.
Recorde-se que já no ano transato Wang Suoying e Lu Yanbin figuraram entre as 20 personalidades que a televisão estatal chinesa CCTV selecionou para concorrer a um lugar entre as dez que mais contribuem para a divulgação da cultura chinesa em redor do planeta. Diário de Aveiro |