“UE DEVE ATRIBUIR APOIO AO DESPORTO À SEMELHANÇA DO QUE SE FAZ EM RELAÇÃO À CULTURA” - PAULO CAVALEIRO.

O deputado do PSD Paulo Cavaleiro liderou a comitiva da Assembleia da República numa visita à Maia, na sua qualidade de Cidade Europeia do Desporto (CED) em 2015. O parlamentar aveirense manifestou, na ocasião, vontade de sensibilizar as instâncias europeias para apoiarem as cidades europeias do desporto como fazem em relação à cultura.

O concelho da Maia recebeu ao longo deste ano 247 eventos, evolvendo 120.000 participantes em diferentes modalidades e contando com mais de 500.000 visitantes. A própria organização classificou os eventos como sendo 20 distritais, 48 regionais, 83 nacionais, 30 internacionais e 66 mundiais.

A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, através do Grupo de Trabalho do Desporto, visitou a cidade da Maia no âmbito da CED, tendo tomando conhecimento de que as cidades que recebem o título de CED não têm associado financiamento europeu, ao contrário de cidades que são Capitais Europeias da Cultura.

“Saímos daqui com a ideia de que é necessário tomar iniciativas que sensibilizem a União Europeia no sentido de vir a atribuir apoio ao desporto à semelhança do que se faz em relação à cultura” – revelou, na ocasião, Paulo Cavaleiro, que liderou a comitiva, na sua qualidade de coordenador do Grupo de Trabalho Desporto.

"São iniciativas muito importantes porque, às vezes, valorizam coisas que já existem e deixam raízes como dinâmicas interessantes de comunidade. Estas situações servem para gerar experiências diferenciadoras. O desporto é um forte meio de valorização social. Dando todo o mérito à Cultura, acho que o Desporto deve também merecer outro apoio financeiro além dos 100 mil euros que o governo português atribui", refere Paulo Cavaleiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt