O Museu de Aveiro acaba de receber uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Incorporação 2014, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, conhecida como APOM.
Este prémio surge “pela doação da pintura de Santa Joana, pela Associação dos Amigos do Museu e sociedade civil” ao Museu de Aveiro. Esta pintura estava em leilão em Turim, e não sendo possível adquiri-la através do Estado, foi graças ao empenho de particulares que foi possível comprá-la e trazê-la para o Museu que é por excelência dedicado a Santa Joana.
Em 2012 o Museu de Aveiro recebeu o prémio - Melhor Aplicação de Gestão em Multimédia, graças a uma mesa interactiva em que o visitante pode conhecer a colecção dos têxteis do Museu. No ano seguinte, nova distinção coube ao Museu de Aveiro, desta feita um prémio na categoria Parceria, com a exposição “O Virtuoso criador, Joaquim Machado de Castro”, numa parceria entre o Museu Nacional de Arte antiga e o Museu de Aveiro.
Com o ano de 2014 chega o Prémio Incorporação, que “aplaude” a forma entusiasta e coesa com que a sociedade civil respondeu ao apelo dos amigos do Museu, recorrendo às redes sociais, com vista à angariação de fundos para a compra da pintura de Santa Joana que ia a leilão.
Diário de Aveiro |