A Universidade de Aveiro recebe a 12 de dezembro os diretores e representantes das dezasseis instituições culturais, educativas e artísticas que constituirão, juntamente com o Programa Doutoral em Estudos Culturais uma Rede em Estudos Culturais.
Os integrantes desta Rede são, para além das Universidades de Aveiro e do Minho, o Museu Santa Joana, o Teatro Aveirense e o Museu da Cidade de Aveiro, o Teatro Nacional São João, a Casa da Música, a Fundação Serralves, o Theatro Circo, a Casa das Artes de Famalicão, a Fundação Vila Flor, o Movimento Democrático das Mulheres, a IUNA, Instituto Internacional Casa de Mateus, as Direções Regionais da Cultura do Norte e do Centro, o Museu Nacional da Imprensa, a Culturgest e a Fundação Calouste Gulbenkian.
A criação desta rede significa, na prática, que os doutorandos do PDEC poderão investigar os processos artísticos, educativos e culturais realizados nas instituições parceiras ou estudar os acervos artísticos, bibliográficos e documentais das mesmas, abrindo-se assim um fértil campo para a produção de conhecimento científico sobre arte, cultura e sociedade em Portugal sob a perspetiva dos Estudos Culturais.
A cerimónia de assinatura dos protocolos terá lugar na próxima sexta-feira às 12 horas, na Sala de Atos da Reitoria da UA e assinala a oficialização da rede e o início efetivo das parcerias de natureza científica, académica e cultural entre cada um dos organismos membros e o Programa Doutoral. Diário de Aveiro |