COLÓQUIO ASSINALA OS 25 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM E A VISÃO DE PORTUGAL.

A sala de atos académicos da Reitoria da Universidade de Aveiro será palco, esta terça, do Colóquio "25 Anos após a Queda do Muro de Berlim" dedicado a uma data que mudou a vida na Alemanha, na Europa e no Mundo.

A abertura está marcada para as 9h30 com a presença do Reitor Manuel Assunção, do Embaixador da Alemanha em Portugal, Ulrich Brandenburg, e do Director do Departamento de Línguas e Culturas, Carlos Morais

A jornada de trabalho integra várias comunicações. Às 10h espaço para um tema atual. «”O paciente português: país exangue ou em lenta recuperação?” Representações de Portugal na imprensa periódica alemã 24 anos após a Queda do Muro» com participação de Ana Luísa Mouro (Universidade de Aveiro/ESTGA).

Seguem-se temas como «”Velhos fantasmas pairam sobre a Europa” — Representações da Alemanha na imprensa periódica portuguesa (2008-2013)» com Ana Maria Ramalheira (Universidade de Aveiro); «Dinâmicas migratórias na Alemanha do último quartel» com Ana Isabel Boura (Universidade do Porto) e «Wende e conflito de gerações no filme Die Unberührbare [A Imperturbável] (2000), do realizador alemão Oskar Roehler», com participações de Ana Maria Ramalheira e Ana Luísa Mouro (Universidade de Aveiro).

Segue-se, às 11h40, uma fase de testemunhos sobre o tema «Infância e juventude dos dois lados do Muro» com Katrin Herget (UA), República Democrática Alemã (RDA) e Michael Laub (UTAD), República Federal Alemã (RFA).

À tarde, às 14h30, há mesa-redonda sobre «O papel da Alemanha na Europa 25 anos após a Queda do Muro de Berlim». Participam Eduardo Anselmo Castro, Jaime Nogueira Pinto, José Joaquim Reis, Manuel Porto e Ulrich Brandenburg.

Há um momento musical com o Violoncelista Henrique Capinha (DeCA) que interpretará a suite n.º 6 (Praeludium e Courrente) de J. S. Bach (um dos trechos tocados por Rostropovich em 1989, frente ao Muro de Berlim).


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt