O Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro aprovou as Grandes Opções do Plano, o Orçamento e o Mapa de Pessoal 2015. Em 2015 o orçamento ronda os 10 milhões de euros.
A finalização da execução do QREN 2007/2013, o início da execução dos Fundos Comunitários para o quadro que se prolonga até 2020, o Polis da Ria de Aveiro, a gestão e os investimentos da empresa “Águas da Região de Aveiro”, o Parque da Ciência e Inovação, a Rede Urbana para a Competitividade e Inovação, o Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, o Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro, o Cluster do Mar e a atualização da Cartografia são os principais projetos assumidos para 2015.
Na agenda continua o acompanhamento de dossiers como a criação do Hospital Central e Universitário de Aveiro, a organização da rede hospitalar e a gestão dos Agrupamentos de Centros de Saúde; a gestão do problema da erosão costeira e da revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira; acompanhamento da implementação das portagens na A17, na A29 e na A25; construção da Barragem de Ribeiradio; implementação da reforma do Mapa Judiciário e a implementação do Projeto Agrícola do Baixo Vouga.
“Apostamos de forma determinada no trabalho da Região de Aveiro, no fortalecimento das políticas e das operações de escala intermunicipal, fortalecendo os onze Municípios associados, no âmbito da execução do Quadro Comum de Investimentos da Região de Aveiro, e cuidando sempre da cooperação com outros Municípios e outras Associações de Municípios, assim como com o Governo de Portugal e com a União Europeia, com a qual queremos abrir uma nova frente de trabalho de conquista de oportunidades no quadro das denominadas Iniciativas Comunitárias”.
Os documentos seguem para apreciação e votação na reunião da Assembleia Intermunicipal, que se realizará no próximo dia 1 de dezembro. Diário de Aveiro |