A Câmara Municipal de Ílhavo e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo assinaram hoje o acordo de cooperação 2014 que representa uma transferência total de 50 mil euros. Deste valor, 30 mil euros são destinados à atividade corrente da associação e 20 mil euros à comparticipação na aquisição de uma nova viatura de combate a incêndios.
A Câmara Municipal de Ílhavo assume também o custo respeitante aos seguros do Pessoal dos Bombeiros, cujo valor ronda os 8 mil euros, assim como um apoio financeiro de cerca de 33 mil euros respeitante à Equipa de Intervenção Permanente.
Depois da recente aquisição, por parte da CMI, de três parcelas de terreno, a construção do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo também está na ordem do dia.
Hélder Bartolomeu, presidente da direção dos Bombeiros, diz que 2015 vai ser um ano de trabalho. “Neste momento as obras estão iniciadas. Durante o próximo mês de dezembro já será possível ver a obra a crescer para lá da vedação que cerca o terreno. Vai ser um ano de trabalho para o quartel aparecer.”
Para Fernando Caçoilo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, a assinatura deste protocolo, no decorrer da Festa de São Martinho dos Bombeiros, é um “momento histórico.” O autarca garante que este é o último Magusto que os bombeiros comemoram no atual quartel.
“Não temos dúvidas que é o último São Martinho que estamos a comemorar no quartel velho. Em novembro de 2015 terá de ser no novo. É um momento histórico porque é o último que assinamos neste quartel que os bombeiros vão deixar no próximo ano.”
Segundo Fernando Caçoilo, depois de terminado o novo quartel dos bombeiros, o atual será demolido. O objetivo é dar visibilidade à igreja matriz. “Temos aqui uma muralha junto da Igreja Matriz. Vai ser demolido e finalmente libertar o nosso monumento histórico. Em 2016, qualquer ilhavense que passar nesta zona vai seguramente sentir uma diferença brutal, vai ver a igreja libertada. Este monumento vai ter visibilidade que é uma coisa que há muitos anos não tem.”
texto: Afonso LauDiário de Aveiro |