UNIVERSIDADE DE AVEIRO QUER APROFUNDAR LIGAÇÕES À PROVÍNCIA DE ZHEJIANG (CHINA).

A Universidade de Aveiro marcou presença na missão empresarial que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro levou à China na última semana, mais concretamente à província de Zhejiang.

Aprofundar o conhecimento da realidade e do potencial de desenvolvimento da região de Hangzhou, promover a colaboração entre centros de investigação e desenvolvimento, hospitais e empresas das duas regiões e servir de ação piloto no processo de promoção internacional da Região Centro enquanto região inovadora focada na valorização económica do conhecimento foram os grandes objetivos da visita portuguesa na qual participou Carlos Pascoal Neto, Vice-reitor da academia de Aveiro.

A iniciativa da CCDR surgiu na sequência de contactos desenvolvidos pela UA e pelo Biocant no âmbito do Joint Innovation Center For Advanced Materials, criado em março de 2013, por vontade conjunta dos governos português e chinês, na Universidade de Zhejiang, em Hangzhou.

O acordo de cooperação, assinado na última semana no Departamento de Ciência e Tecnologia daquela província, “representa um forte avanço nas relações de cooperação”, porque permite, aponta a CCDR, “estabelecer o relacionamento entre empresas e instituições de investigação de Zhejiang e da Região Centro e promover a cooperação científica entre estas duas entidades”.

Além da CCDRC, são parceiros deste acordo de cooperação as universidades de Aveiro e Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Hospital Rovisco Pais.

As duas regiões vão cooperar nas áreas da ciência e tecnologia de materiais avançados, ciência e tecnologias marinhas e ciências da vida e tecnologias biomédicas.

“À primeira missão, de âmbito mais alargado em termos sectoriais e territoriais, liderada pelo ministro da Educação e Ciência, e que resultou no lançamento do JICAM, seguiu-se uma visita mais recente em maio de 2014, de iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, focada na atividade do referido Centro de Inovação sediado em Hangzhou”, recorda Carlos Pascoal Neto.

No decurso desta última visita foi assinado um memorando de entendimento entre Biocant e Zhejiang Overseas High-level Talent Innovation Park com vista à promoção de actividades de colaboração científica e comercial entre membros dos dois ecossistemas e que alarga a cooperação a outras áreas de interesse, nomeadamente Biotecnologia e Saúde.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt