LEGIONELLA: UM DOENTE INFECTADO ESTÁ INTERNADO NA FIGUEIRA DA FOZ

Segundo as mesmas fontes, o homem "esteve a trabalhar em Vila Franca de Xira", é da Figueira da Foz e deu entrada na urgência do HDFF na noite de segunda-feira, com febre "muito alta" e outros sintomas.
O doente foi internado no Serviço de Especialidades Médicas, em pneumologia, após os exames efectuados terem revelado a infecção por legionella e o seu estado de saúde "está a evoluir muito bem".
Este caso junta-se aos outros de doentes internados não só em hospitais da Grande Lisboa, mas também no Barreiro, Castelo Branco, no Porto e em Vila Real, todos relacionados com Vila Franca de Xira, onde, no final da semana passada, foi identificado um surto de legionella.
A bactéria legionella, que provoca pneumonias graves e que pode ser mortal, foi detectada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado a morte de cinco pessoas.
De acordo com os últimos dados, verificaram-se 264 casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, três na região centro e dois na região norte.
Todos os casos, segundo a Direcção-Geral de Saúde (DGS), "têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira".
A Doença do Legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.
No sábado, o Ministério da Saúde anunciou um plano de contingência para lidar com o surto e iniciou-se um inquérito epidemiológico.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt