“HÁ ALGUM EMPREGO SAZONAL QUE É CRIADO NO MÊS DE SETEMBRO E QUE AGORA ACABA” - UNIÃO DE SINDICATOS.

Setembro é um mês que fica nos registos assinalado pela redução do desemprego nos concelhos de Arouca, Aveiro, Estarreja, Santa Maria da Feira, Ílhavo, Mealhada, Oliveira de Azeméis, Ovar, São João da Madeira e Vale de Cambra.

Em contraciclo, regista-se aumento em Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Castelo de Paiva, Espinho, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos. Para Adelino Nunes, coordenador da União de Sindicatos de Aveiro, a principal causa deste aumento é o fim do emprego sazonal.

“Há algum emprego sazonal que é criado no mês de setembro e que agora acaba. Percebe-se, por exemplo, que Castelo de Paiva tenha aumentado o desemprego já que terminaram as vindimas. Claro que o aumento em alguns concelhos pode ter a ver também com o turismo, principalmente no litoral. O fim do verão traz sempre desemprego, por exemplo, na restauração”.

Segundo os dados da central sindical, quase 11% da população ativa do distrito não tem trabalho. Aveiro é, com isto, o quinto distrito com mais desemprego registado e as mulheres continuam a ser as mais afetadas: 57% dos desempregados do distrito são do sexo feminino.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt