REDES DE COMUNICAÇÃO E CIBERCIDADES |
---|
| |
Internet aproxima Portugal e Brasil em colóquio na Universidade de Aveiro
O papel da Internet na difusão de conhecimentos e promoção do desenvolvimento no Brasil e em Portugal vai estar em análise num colóquio que se realiza entre segunda e quarta-feira na Universidade de Aveiro (UA).
«Redes de Comunicação e Cibercidades« é o tema do II Colóquio Internacional, fruto de um convénio de colaboração académica assinado entre a UA e a Universidade Federal da Bahia (Brasil).
«O objectivo central deste segundo colóquio é promover uma reflexão alargada em torno da problemática das cidades digitais e dos efeitos das redes nos novos paradigmas de organização e mecânica social«, sublinha um comunicado da Universidade de Aveiro.
O primeiro colóquio realizou-se no Brasil, em Salvador, em Novembro de 2001.
Estes colóquios visam atingir uma audiência interessada no impacto social, cultural, organizacional e económico das redes e dos serviços telemáticos.
«Espera-se ainda que os colóquios representem uma ponte de conhecimento entre os vários países lusófonos e entre estes e a comunidade internacional«, precisam os organizadores do evento.
Desde há alguns anos, Aveiro tem sido palco de um conjunto de iniciativas onde projectos de desenvolvimento técnico e científico conduzidos pelos centros de investigação aí existentes se entrelaçam com experiências que visam explorar as potencialidades das tecnologias da informação e da comunicação como instrumentos de desenvolvimento económico e social.
Estas iniciativas tiveram como consequência, entre outras, que a cidade de Aveiro viesse a ser escolhida como o epicentro do Programa Cidades Digitais, que o governo português lançou em 1998.
Por outro lado, o Brasil lançou em 2000 o seu Programa Sociedade da Informação e conta já com experiências semelhantes à de Aveiro Digital, como a Rede da Cidadania, em Porto Alegre, ou a Cidade do Conhecimento, da iniciativa da Universidade de São Paulo.
O colóquio será financiado pelo ex-Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional (ICCTI), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como pelas duas universidades envolvidas.
Na sessão de abertura, estarão presentes a reitora da Universidade de Aveiro, Maria Helena Nazaré, e o gestor do Programa Operacional para a Sociedade da Informação, Jaime Quesado.
Mais informações sobre este colóquio estão disponíveis na Internet, no endereço electrónico http://www.ca.ua.pt/coloquio/
Lusa
(2 Nov / 11:33)
Diário de Aveiro |
|
|
|