BOSCH À CONQUISTA DE MERCADO EM ÁFRICA PREPARA INVESTIMENTOS EM PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA.

A Bosch vai expandir a presença em África para Argélia e Gana já depois da chegada confirmada a Angola e Moçambique. Crescimento da classe média, boa formação dos jovens e abundância de matérias-primas apontam para o desenvolvimento positivo em muitos países africanos e a unidade de Aveiro poderá ter papel de relevo pela proximidade cultural com Portugal por via de uma língua comum.

O fornecedor de tecnologia e serviços abriu duas novas filiais em África no final de outubro de 2014 - uma em Luanda, capital de Angola, e outra em Maputo, capital de Moçambique, fazendo com que a Bosch esteja presente em 7 países africanos.

Em breve, no final de 2014, a Bosch vai abrir duas novas empresas na Argélia e Gana. Estas atividades evidenciam a crescente importância de África como um mercado relevante para a Bosch.

"O crescimento da classe média, a boa formação dos jovens e a riqueza do continente em matérias-primas são fatores que apontam para um desenvolvimento económico positivo em muitos países africanos", afirma Uwe Raschke, membro do Conselho de Administração da Bosch.

As novas filiais em Angola e Moçambique, inicialmente, vão concentrar-se na venda de peças automóveis, conceitos oficinais, ferramentas elétricas, sistemas de segurança e termo tecnologia.

No futuro, a Bosch vai oferecer também máquinas para um acondicionamento seguro e conservação de produtos farmacêuticos e alimentares, como arroz e farinha. A expansão do know-how local é também uma preocupação importante para a Bosch. Como exemplo disso, a empresa oferece formação para oficinas automóveis locais. Estas são frequentemente realizadas em conjunto com parceiros locais, como associações automóveis ou outras instituições.

A proximidade linguística e know-how da cultura destes países faz com que a Bosch Portugal esteja numa posição privilegiada para acompanhar o Grupo nas atividades de expansão em Angola e Moçambique.

A empresa está atualmente a dar apoio na estruturação das novas organizações Bosch nestes países, incluindo algum suporte na seleção de recursos humanos.

Além disso, a própria estratégia da Bosch Termotecnologia, em Aveiro, líder de fornecimento de tecnologia de água quente na Europa, passa por um reforço da sua posição em África, nomeadamente nos países do Norte, oferecendo um portefólio de produtos adaptados à necessidade de cada região.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt