Diário de Aveiro: Acaba de assumir as funções de directora do IPAM de Aveiro. Como está a encarar este desafio?
Irina Saur-Amaral: O IPAM-Aveiro é uma escola de excelência com uma forma de actuação muito distintiva. Temos uma excelente equipa, alunos extremamente motivados e um corpo docente com empenho e qualificações acima da média.
Temos uma unidade de investigação de destaque a nível nacional, com provas dadas ao nível da investigação aplicada e transferência de conhecimento. Nos últimos anos, temos observado uma tendência crescente de afirmação nos meios externos através de projectos inovadores relacionados com mais diversas áreas - turismo, internacionalização, negócios, internacionalização, luxo, entre outras -, que se manifesta ao nível do número crescente de alunos muitíssimo bem preparados que estão a inscrever-se nos nossos cursos.
Trata-se, portanto, de um trabalho desafiante de liderança de uma escola dinâmica, empreendedora, com uma forma de actuar muito rápida e incisiva, em que o papel da direcção é de abrir caminhos, identificar e explorar novas oportunidades nacionais e internacionais, permitir com que os talentos que temos (alunos, corpo docente e colaboradores) possam trabalhar em equipa e desenvolver os seus projectos em prol da comunidade empresarial e da sociedade.
Diário de Aveiro |