Na passagem do 10º ano do desaparecimento de Michael Barrett, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha dedica a próxima sessão Conversas com Arte… Contemporânea a este pintor nascido em Paris no ano de 1926.
O público poderá conhecer a vida e obra do Génio Marginal com o orador convidado Vieira Duque, Conservador da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro.
Michael Barrett começou a passar logos períodos de tempo em Aveiro a partir de 1974 e, aqui, pela sua maneira simples de ser e pela simpatia, granjeou um grande número de amigos com quem conviveu e pintou em franca e sã camaradagem.
Pintor exímio, autodidata e de cariz naïf, pintou Aveiro e toda a sua vasta região durante quase trinta anos. Influenciado de forma marcante por uma escola impressionista/ expressionista e grande admirador de Picasso e Matisse, viria a falecer em 2004, deixando uma obra que é, sem dúvidas, uma referência na arte portuguesa do século XX.
Para Vieira Duque, Michael Barrett “acentuou uma modernidade no seu trabalho pictórico definida pela extraordinária sensibilidade que incutia nas representações do quotidiano que, por onde passava, o apaixonavam.”
O encontro desta noite está marcado para as 21h na Biblioteca de Albergaria. Diário de Aveiro |