A Câmara de Ovar está a promover, pela primeira vez, sessões de educação e sensibilização ambiental em cinco estabelecimentos de ensino do concelho. Destinado às crianças do 1º ciclo do ensino básico, numa iniciativa que visa educar e sensibilizar os alunos para a necessidade de preservar o ambiente, é um projeto da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade, desenvolvido nos 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
O arranque deste projeto foi assinalado, no início do ano letivo, com a entrega de uma árvore autóctone (carvalho-alvarinho) às escolas envolvidas. Agora, entre outras atividades, os alunos tiveram a oportunidade de construir a maqueta da sua cidade sustentável e participar numa caça ao tesouro, uma ação levada a cabo pela BioRumo.
Também já se encontra disponível uma Plataforma TIC com protocolos, inquéritos ambientais, fichas informativas, e a caraterização e perfil energético dos estabelecimentos de ensino participantes (http://escolasustentavel.regiaosustentavel.pt/).
As ações de educação e sensibilização ambiental, no Município de Ovar passam pela EB da Praia de Esmoriz, do Campo Grande, da Habitovar, da Oliveirinha e de São João de Ovar.
A autarquia anuncia que pretende "alargar esta iniciativa a mais estabelecimentos de ensino, pelo reconhecimento da importância destas ações de cariz ambiental”. Diário de Aveiro |