O vereador da Câmara de Estarreja que tutela a pasta da cultura e que segue de perto a organização do Carnaval de Estarreja diz que a apresentação de contas está para breve e fala num prejuízo de 5 mil euros, em 2014, devido ao mau tempo que fez adiar um dos desfiles.
É a resposta às críticas do PS que continua a pedir contas da organização sem que o tema tenha merecido resposta até ao momento. Segundo nota da autarquia, esse adiamento fica a dever-se ao pedido da Associação do Carnaval de Estarreja.
“As contas do Carnaval foram aprovadas por unanimidade em Assembleia-geral pelos grupos de Carnaval, depois dos esclarecimentos solicitados. Também a decisão do momento da aprovação das contas por parte da ACE resulta de uma deliberação dos seus associados. À CME cabe respeitar as decisões das Associações e trabalhar em parceria para que o importante serviço prestado à comunidade seja o mais efetivo possível”.
Para João Alegria, o PS continua a “cavalgar” nas contas do Carnaval lançando um conjunto de acusações “levianas e fortuitas”, lançando “suspeitas lamentáveis sobre pessoas e instituições” numa opção que o autarca diz ter sido penalizada pelo eleitorado.
Relativamente à proposta de uma auditoria externa do carnaval de 2014, João Alegria diz que “será deliberada em sede própria, em Reunião de Câmara” mas considera que “fazer depender o apoio da CME ao Carnaval de Estarreja da auditoria pedida pelo PS é matar o Carnaval”. Diário de Aveiro |