A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ílhavo agendou para esta sexta o III Encontro intitulado “Comunidade e escola: novos desafios para a inclusão”. Encontro que tem como objetivo geral promover um espaço de partilha e de reflexão centrado nos desafios com que a comunidade em geral e os profissionais do ensino e ação social se deparam relativamente à inclusão de crianças e jovens, em diferentes contextos.
Participam técnicos, autarcas locais e figuras como Rui Monteiro (Diretor da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas do Centro Distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social), Teresa Espírito Santo (Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco), Diana Alves (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), Maria José Vicente (EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza), Cláudia Chambel (Projeto “Há Escolhas no Bairro – E5G”), Luciana Moreira Silva (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), Maria Filomena Gaspar (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), Maria Luís Pinto (Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro) e Armando Leandro (Presidente da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco).
Os trabalhos decorrem a partir das 9h. “Desafios para a inclusão de crianças e jovens” e “Inclusão – Caminhos de sucesso” são os painéis da manhã. Para a tarde está reservado um debate cuja temática será “Comunidade e Escola: Novos Desafios para a Inclusão” (com base em casos reais), que constituirá uma oportunidade para uma reflexão sobre a matéria por parte de todos os participantes, nomeadamente técnicos com intervenção na área social, docentes e comunidade em geral. Diário de Aveiro |