INOVA RIA: AVEIRO TEM CONDIÇÕES PARA SUSTENTAR GRANDE CENTRO INDUSTRIAL TECNOLÓGICO.

A Inova-Ria sublinha que Aveiro tem todas as possibilidades de afirmar o cluster das novas tecnologias "pelo conhecimento instalado e pela qualificação de recursos humanos" mas, considera que falta puxar pela cidade como forma de criar ambiente para que tal desenvolvimento se concretize.

António Teixeira, Director-Geral da Associação de empresas tecnológicas, que agrupa mais de 60 unidades, assume que a região do Porto pode ser um modelo a seguir pela capacidade que tem de atrair novos valores. "O Porto tem desenvolvido a capacidade de atracção de pessoas de outras nacionalidades. O crescimento foi grande e sustentado. Tem infraestruturas para atrair valores. É preciso uma aposta de continuidade. Aveiro tem condições, tem grande qualidade de vida e tem recursos humanos valiosos. Pode fazer uma aposta continuada para atrair empresas e pessoas que façam investimento a sério", disse em entrevista à Terra Nova.

A Inova-Ria, Associação de empresas para uma rede de inovação em Aveiro, nasceu em 2003, aproveitando a ligação da cidade ao desenvolvimento das telecomunicações em Portugal desde os anos 50.

Entrevistado no programa “Conversas”, António Teixeira explica que "a existência de um ecossistema empresarial neste sector, caracterizado pela tecnologia intensiva, inovação e investigação, é uma base importante mas precisa de encontrar na cidade e na região outros elementos".

A entrevista pode ser ouvida às 19h00 em 105FM.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt