As antigas freguesias da Glória e Vera Cruz, agora como União de Freguesias, comemoram hoje os 179 anos de existência. Do programa comemorativo destaca-se o hastear de bandeiras, às 11h, no largo Maia Magalhães, seguindo-se às 11h30 a inauguração da galeria de fotografias dos presidentes na antiga sede da Junta da Vera Cruz.
À tarde, às 15h, há palestra intitulada “De Glória e Vera Cruz a São Miguel” no auditório da Assembleia Municipal e inauguração da exposição de fotografia de Artur Lobo, António Graça e Ricardo Costa. Para dia 25 de Outubro fica reservada uma gala no Teatro Aveirense que homenageia autarcas e funcionários.
Fernando Marques, autarca da Glória e Vera Cruz, explica que mesmo sem concordar com a agregação fazia sentido assinalar os 179 anos da criação das freguesias e o primeiro ano da criação da União de Freguesias.
“As duas freguesia faziam parte de uma denominada São Miguel. Por Alvará do primeiro governador civil de Aveiro a freguesia de São Miguel que tinha a Igreja onde hoje é a praça da república foi dividida em duas freguesias, da Glória e Vera Cruz. São da mesma idade e porque tiveram a sua autonomia durante 179 anos elaborámos um programa de aniversário”. Diário de Aveiro |