Alunos de escolas da Região de Aveiro saúdam a entrega do prémio Nobel da Paz da Malala Yousafzay. Estabelecimentos que manifestaram apoio à jovem que foi vítima de violência e que esteve em risco de vida há dois anos celebram o momento da atribuição do Prémio.
Na Secundária da Gafanha da Nazaré e no Instituto Duarte Lemos, de Águeda, este momento da atribuição do Nobel foi sentido com alegria pela mensagem em defesa do direito à educação.
“Dois anos depois, justamente a 9 de Outubro de 2012, os alunos do Instituto Duarte de Lemos voltaram a juntar-se nas escadarias principais da sua escola para dedicar uma foto conjunta a Malala Yousafzay. Se há dois anos atrás Malala era uma ilustre desconhecida para uma grande parte do mundo e, naturalmente, para os alunos do IDL, hoje, a atribuição do Prémio Nobel da Paz a esta jovem guerreira pelos valores da paz e da educação para todos, nomeadamente paras as meninas e raparigas de todo o mundo, encheu de alegria toda a escola”.
Em outubro de 2012, quando lutava pela vida numa cama de hospital depois do atentado de que foi vítima, Malala recebeu uma carta e uma foto dos alunos do Instituto Duarte de Lemos.
Na altura a mensagem de apoio dos alunos do IDL mereceu inclusivamente uma resposta por parte de Embaixada do Paquistão, tendo a foto sido destacada no site das Nações Unidas como uma das muitas homenagens recebidas pela jovem heroína. Diário de Aveiro |