O Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro tem a decorrer a 5ª edição da mostra de teatro universitário de Aveiro. “A salta!” é reativada ao fim de um interregno de 5 anos com espetáculos e atividades paralelas que se estendem por todo o mês de Outubro.
Este sábado há workshop de escrita criativa com o dramaturgo e escritor Jorge Palinhos onde se integrará o workshop de movimento criativo, por Cláudia Stattmiller (ex-GrETUA e antiga aluna da UA).
No próximo dia 14, a tertúlia "O teatro universitário", no acontecerá no auditório da livraria da UA, vai colocar à conversa o encenador e professor Jorge Fraga, Rui Sérgio (um dos membros fundadores do GrETUA e atual diretor do Teatro da Trindade) e Anabela Salgueiro (ex-GrETUA). A conversa será moderada por Ilidio Carreira, também este um antigo aluno da UA e ex-GrETUA.
Os jovens que participam nas atividades confirmam que se trata de um esforço para colocar a iniciativa de pé. “Muito trabalho e muita logística. Andamos nisto desde Janeiro. Somos todos estudantes. Não acontece com outros festivaus de teatro universitário mas aqui temos as aulas e depois tratamos das questões de logística”, revela Joana Manso.
O Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro foi fundado no seio da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) em 1979, constituindo-se assim como um dos mais antigos núcleos da academia. Em Outubro de 2014, este núcleo cultural celebra 35 anos de atividade ininterrupta com um contributo artístico-cultural para a comunidade da região.
O GrETUA associou-se à instituição de solidariedade social “Florinhas do Vouga”. Desta forma, ao longo do evento há a oportunidade de contribuir com bens essenciais para a instituição “Florinhas do Vouga”. Os pontos de recolha existirão em todos os locais das actividades da salta!’14. Diário de Aveiro |