Sangalhos - Projecto “Ser Protegido” -
Crianças aprenderam os cuidados a ter na estrada
Integrado no Projecto “Ser Protegido”, que a equipa de enfermagem da Unidade de Saúde de Sangalhos tem vindo a desenvolver, ao longo deste ano lectivo, as crianças que frequentam o 3º e 4º anos do Ensino Básico do Agrupamento Escolar nº 2 de Anadia, viveram uma tarde diferente.
O polidesportivo descoberto de Sangalhos, localizado entre o Centro de Saúde e o Mercado, servou de palco à iniciativa que acabou por envolver a participaração de uma centena de crianças provenientes das Escolas de Amoreira da Gândara, S.João de Azenha, Ancas, Sangalhos e Fogueira.
No fundo tratou-se de uma acção de sensibilização, ou seja “uma aula prática” sobre o correcto comportamento a ter na estrada. Um evento que, tal como em edições anteriores, contou com a colaboração da GNR de Sangalhos que deslocou para o local alguns militares que ajudaram na acção de sensibilização e explicação dos cuidados a ter a nível rodoviário, incutindo aos mais pequenos algumas noções básicas sobre a temática da prevenção e segurança rodoviária.
De acordo com as mentoras desde projecto, enfermeiras Silvana Marques e Lurdes Lemos estas acções são fundamentais para que os mais jovens que nestas idades começam a ganhar uma maior autonomia, tornando-se mais audaciosas e inconscientes do perigo. Por outro lado, sendo uma idade em que a sensibilização ainda é fácil de conseguir, estas acções poderão contribuir para que hábitos errados de conduta sejam alterados., mas sempre tendo por base que as crianças se saibam auto-proteger de determinados riscos.
(3 Jul / 14:29)
Diário de Aveiro |
|
|
|