TREZE PEREGRINOS
PARA O DIA 13

Um grupo de 13 peregrinos aveirenses partiu, ontem, de Ílhavo, em direcção a Fátima. “Estes peregrinos vão todos os anos a Fátima a pé, por vezes duas vezes num ano”, explica André Oliveira, o primeiro a chegar ao local marcado, junto à rotunda do supermercado Intermarché, na Vista Alegre.
“Este grupo integra pessoas que vão em cumprimento de promessas, outras pela fé e outras devido às dificuldades sócio-económicas que encontram na vida, no actual momento”, refere. Outra particularidade dos peregrinos que partiram ontem tem a ver com a sua juventude. “É tudo malta nova”, refere. O grupo tem uma guia com mais experiência, mas de resto é tudo gente jovem. “Cada vez se vê mais gente nova a deslocar-se a Fátima, nomeadamente devido a questões de saúde e de natureza económica”, refere André Oliveira. Há, também, quem vá pela primeira vez em busca de uma experiência nova.
O convívio que se gera nos dias de viagem também atrai novos peregrinos. Mas André Oliveira vinca o espírito da fé que os acompanha. “Só quem faz esta viagem, ao longo de três dias, é que sabe o que sente: a mística de uma peregrinação a Fátima é qualquer coisa de excepcional”, relata.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt