PROJECTO EUROPEU “LAGOONS” APONTA
CIRA PARA A GESTÃO INTEGRADA DA RIA

Após três anos de trabalho, o projecto europeu “LAGOONS”, que na nossa região envolveu a Universidade de Aveiro (UA) e entidades diversas, apresentou as conclusões finais a 25 de Setembro. Procurando contribuir para uma gestão integrada dos sistemas lagunares costeiros, ligando ciência, políticas e actores-chave, num contexto de alterações climáticas, os parceiros envolvidos neste projecto internacional, coordenado pela UA, consideram que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) tem o perfil adequado para a gestão integrada da Ria.

Diário de Aveiro: O projecto “LAGOONS” apresenta “cenários para gestão integrada de recursos aquáticos e zonas costeiras num contexto de mudanças climáticas”. Quais foram os cenários de alterações climáticas, nos próximos 20 anos, adoptados no “LAGOONS”? Esses cenários apontam para a subida do nível médio das águas? Se sim, em quantos metros? Como vai variar o clima na área da Ria? Que implicações na paisagem pode vir a ter, nomeadamente em termos das culturas agrícolas mais frequentes?

Ana Lillebø: No âmbito do projecto foram considerados dois períodos distintos: o ano de 2030 e o final do século. Para o ano de 2030, foram propostos quatro cenários que tiveram em conta possíveis alterações ambientais e socioeconómicas (sistematizadas em quatro narrativas que descrevem quatro possíveis tendências distintas) e o clima projectado para o período de 2011-2040 (período que abrange o ano de 2030). O clima projectado para esse período teve em conta os cenários do painel intergovernamental para as alterações climáticas (IPCC em inglês).


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt