AVEIRO: AUTARQUIA QUER FORTALECER APOSTA NO TURISMO.

A Câmara de Aveiro diz que o Turismo surge como opção política prioritária para os próximo anos e defende o fim da taxa turística como “forte contributo para ultrapassar a imagem negativa do Município” mas lembra que o sistema de cobrança das portagens na A25 e a existência de pórticos em ambiente urbano são factores negativos.

Por ocasião do Dia Mundial do Turismo, Aveiro analisou a evolução do movimento de turistas e diz que o crescimento deixa boas perspectivas de futuro. Os atendimentos entre Janeiro e Agosto de 2014 no Welcome Center e no Posto de Turismo de Aveiro da Turismo Centro de Portugal registaram aumentos de 50% face a 2013.

No horizonte está o contrato de mecenato a celebrar entre a CMA e as empresas hoteleiras de Aveiro, “estabelecendo um novo rumo, estimulando novas oportunidades de Cidadania ativa na promoção do Município de Aveiro”.

A sessão de assinatura desse realiza-se na próxima sexta-feira, dia 3 de outubro de 2013, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Município, em Aveiro.

“Fazer a cada dia a promoção, o crescimento e a diferenciação da economia local e regional, potenciando os valores tradicionais distintivos para o fortalecimento, notoriedade e atratividade da Cidade e do Município de Aveiro, contribuindo e tirando proveito do trabalho com a Região de Aveiro e com a Região Centro, contribuirá para aumentar o valor sócio-económico do carácter único e multifacetado do Município de Aveiro”, salienta a autarquia.

Na aposta para fomentar o turismo, a autarquia defende apostas numa nova centralidade na Praia de S. Jacinto e aposta nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro.

“O novo Regulamento de gestão dos Canais Urbanos de Aveiro, o concurso para a sua exploração marítimo-turística, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e a sua ligação ao centro da Cidade, são algumas das concretizações que estão em desenvolvimento e que vão ser ativadas nos próximos meses, perspetivando-se que estejam em pleno funcionamento no primeiro trimestre de 2015”.

O Welcome Center do Turismo do Centro de Portugal vai assumir a receção aos turistas terminando a existência de dois postos, um de cada lado do canal central, com a rentabilização do espaço existente no rés-do-chão da Sede da TCP e do Museu da Cidade para instalação de uma loja que complementa a oferta turística.

“Trabalhar o Turismo de Negócios, numa parceria cuidada e ativa com as Empresas e com a Universidade de Aveiro, dando uma nova dinâmica ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro e ao Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, é uma outra frente a que estamos a dar a maior importância”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt