Aveiro assinala o Dia Municipal do Imigrante através de um programa que apresenta propostas de dança, gastronomia, música, exposições e workshops, como forma de reconhecer o papel ativo da comunidade imigrante do concelho.
Já na sua 5.ª edição, o Dia Municipal do Imigrante conta com a pareceria de diferentes entidades, promovendo a interculturalidade para a valorização e interconhecimento das comunidades estrangeiras residentes no Município de Aveiro.
O programa que decorre todo o dia no jardim do Rossio, começa pelas 10h30 com o workshop de “Bonecas Africanas” e “dobragem de guardanapos” orientados pela Associação Os Parceiros da Amizade. Às 11h00 haverá a apresentação do livro: “Nasci e sofri pela vida” de Jacira Imbundé e das 14h30 às 18h00 a Associação de Apoio ao Imigrante de São Bernardo apresentará Canções de Es(te) a Les(te).
A Associação Mon Na Mon e o grupo cultural Estrelinhas vão fazer demonstrações de danças tradicionais, durante a tarde, e haverá uma atuação teatral “A Nau Catrineta”.
A Confraria dos Ovos Moles também estará presente, assim como a confraria de S. Gonçalo. O grupo de cantares e Xailes de Aveiro e o grupo musical Ngoma vão subir ao palco, e será apresentada a dança MAKWAELA pela associação AMOAVE.
Haverá música e danças Badjudas com a Associação de estudantes cabo-verdianos e Fado e Canções de Coimbra com António Dinis. Diário de Aveiro |