“Também no futebol o mais importante é ganhar. Há um objectivo concreto e ele também foi colocado de forma concreta pelo presidente que é o de estar em França, em 2016, e em França, em 2016, lá estaremos, para dar uma grande alegria a todos os portugueses”, assegurou Fernando Santos.
Para o treinador, de 59 anos, a apresentação que hoje se realizou na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), representou um "momento de grande felicidade pessoal e profissional": "É uma honra e um orgulho servir o meu país. É algo que sempre sonhei e eu aqui estou a concretizar".
Fernando Santos, que levou a selecção da Grécia aos quartos-de-final do Euro2012 e aos "oitavos" do Mundial2014, assinalou eu está "em total sintonia" com o projecto que foi traçado pela FPF para o "futuro do futebol em Portugal".
"Venho para somar e não para dividir. Todos juntos vamos levar a selecção a bom porto", disse o treinador, que substitui Paulo Bento no cargo de seleccionador nacional e recebeu do presidente da FPF, Fernando Gomes, a nota de boas-vindas: "Chegaste ao lugar que sempre desejaste".
O presidente federativo considerou ter escolhido "uma equipa técnica competente", da qual recebeu sinais de "grande vontade e confiança para atingir os objectivos definidos", que passam pelo apuramento para o próximo Campeonato da Europa.
"O objectivo é claro: qualificar a selecção para a fase final do Europeu de 2016, em França", frisou Fernando Gomes, deixando o repto ao novo seleccionador: "O teu desafio não é apenas cá dentro, mas também com os portugueses que gostam de futebol e da selecção".
O novo seleccionador "herda" de Paulo Bento a derrota por 1-0 frente à Albânia, sofrida na estreia na qualificação para o Europeu de 2016, e corre ainda o risco de falhar a fase de apuramento devido à suspensão de oito jogos imposta pela FIFA.
O líder federativo reconheceu que a suspensão, imposta na sequência da expulsão nos oitavos de final do Mundial2014, por "conduta antidesportiva para com os árbitros", traz alguns problemas, mas não foi impeditiva de contratar o técnico.
"Foi encontrada uma forma, com a designação do professor Ilídio Vale para treinador da equipa A, e com esse reforço estamos convencidos de que esse inconveniente de [Fernando Santos] não se poder sentar no banco durante os jogos será ultrapassado", justificou Fernando Gomes.
Diário de Aveiro |