MAIS DE UMA CENTENA PARTICIPA
NO 1.º PASSEIO DA MEMÓRIA EM AVEIRO

Mais de uma centena de pessoas participou, ontem, na primeira edição do Passeio da Memória, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Aveiro (SCMA) e a Alzheimer Portugal, com vista a assinalar o Dia Mun­dial da Pessoa com Doen­ça de Alzheimer.
Jaime Carvalho Homem, pre­sidente da direcção-geral da SCMA, explica que a ideia de trazer esta iniciativa para Aveiro surgiu na sequência da experiência ocorrida noutras cidades do país.
Esta trata-se de uma iniciativa da Alzheimer Portugal, com quem a SCMA mantém um protocolo (e onde se situa o seu núcleo, funcionando com técnicos da instituição).
O objectivo, aponta o dirigen­te, é, além de comemorar esta data, “sensibilizar e dar visibilidade a esta problemática, um pouco escondida, mas que afecta milhares de pessoas e famílias em Portugal”.
Nos últimos sete anos, a SC­MA tem intervindo junto desta população e respectivos familiares, através da psicologia clínica, da fisioterapia e da intervenção médica. “Desenvolvemos algumas actividades de estimulação cognitiva e sensorial, além de grupos de ajuda mútua, em que, uma vez por mês, os familiares discutem os problemas do dia-a-dia e as formas de lidar com esta doença”, sustenta o responsável.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt