Mais de uma centena de pessoas participou, ontem, na primeira edição do Passeio da Memória, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Aveiro (SCMA) e a Alzheimer Portugal, com vista a assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer.
Jaime Carvalho Homem, presidente da direcção-geral da SCMA, explica que a ideia de trazer esta iniciativa para Aveiro surgiu na sequência da experiência ocorrida noutras cidades do país.
Esta trata-se de uma iniciativa da Alzheimer Portugal, com quem a SCMA mantém um protocolo (e onde se situa o seu núcleo, funcionando com técnicos da instituição).
O objectivo, aponta o dirigente, é, além de comemorar esta data, “sensibilizar e dar visibilidade a esta problemática, um pouco escondida, mas que afecta milhares de pessoas e famílias em Portugal”.
Nos últimos sete anos, a SCMA tem intervindo junto desta população e respectivos familiares, através da psicologia clínica, da fisioterapia e da intervenção médica. “Desenvolvemos algumas actividades de estimulação cognitiva e sensorial, além de grupos de ajuda mútua, em que, uma vez por mês, os familiares discutem os problemas do dia-a-dia e as formas de lidar com esta doença”, sustenta o responsável.
Diário de Aveiro |