A Mútua dos Pescadores vai ser a entidade de acolhimento da Rede Portuguesa de Mulheres da Pesca. As entidades formalizam o acordo esta sexta.
A Mútua dos Pescadores é uma seguradora mutualista, sem fins lucrativos, que iniciou a sua atividade em 1942 no sector da pesca e se transformou na maior associação portuguesa do sector marítimo. Em 2004, adotou a forma cooperativa, transformando-se na 1ª e única Mútua dos Pescadores.
“Quando, em 2002, a Direcção da Mútua dos Pescadores aceitou o desafio da Universidade de Brest para integrar a parceria do programa de investigação FEMMES, foi a descoberta do universo, invisível nas estatísticas, das mulheres que trabalham no sector da pesca. E ao contrário do que ocorria em países como a França e a Espanha (nomeadamente na Galiza), onde existiam já organizações intervenientes, em Portugal foi este projeto que levou à identificação das comunidades onde o trabalho feminino tinha maior incidência e das profissões que aí as mulheres exerciam, dos seus problemas e das suas aspirações”.
A sessão pública que engloba o ato de escritura da Associação realiza-se no Instituto Português do Mar e da Atmosfera a partir das 14h30. Diário de Aveiro |