O Museu Marítimo de Ílhavo, em parceria com o CEIS 20 da Universidade de Coimbra, organiza, esta quarta-feira, um seminário dedicado ao tema “Do(s) Mar(es) no Cinema Português”.
Promovido pelo Projeto "O Cinema e o Mundo – Estudos sobre Espaço e Cinema"/Grupo Theleme do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o seminário itinerante “Espaço e Paisagem no Cinema Português” terá a sua 1ª sessão no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.
O seminário abordará as influências marítimas dos cineastas portuguesas e o lugar da paisagem marítima na filmografia nacional, culminando com a exibição do filme “A mãe e o mar”, seguido de uma conversa com o realizador e intervenientes no filme.
Entre as 10h30 e as 12h30 Sofia Sampaio (CRIA/ISCTE-IUL) aborda o tema “a A Praia no Filme Turístico” e Sérgio Bordalo e Sá (UL) fala sobre o tema “O Mar em Leitão de Barros: cruzamentos e relações”.
À tarde, entre as 14h e as 16h Wiliam Pianco (CIAC-UAlg) aborda a “A Figura do Mar” nos filmes de viagem de Manoel de Oliveira e Catarina Maia (CEIS20-UC) disserta sob o tema “ninguém entra duas vezes no mesmo filme”.
A partir das 16h30 há exibição do filme “A mãe e o mar” seguindo-se a conversa com o realizador Gonçalo Tocha e com os intervenientes no filme “Glória”, Ramos Costa e Guilherme Piló Sales. Diário de Aveiro |